O véu islâmico feminino: símbolo da decência e modéstia
A terminologia árabe “Hijab” significa capa ou véu. Desta forma, os árabes denominam por “Hijab” tudo que cobre.
O véu feminino ou o hijab é um código de vestimenta islâmico para mulheres muçulmanas. Deus diz no Sagrado Alcorão: “Isso é mais conveniente, para que distingam das demais e não sejam molestadas” (Alcorão, 33:59).
Os muçulmanos acreditam que seu verdadeiro propósito de vida é adorar o Criador, Todo-Poderoso, Deus de acordo com Suas instruções, conforme revelado no Alcorão e através dos ensinamentos de Muhammad - paz e bênçãos de Deus estejam com ele -, o último Profeta do Islam. Vestuário modesto é um aspecto essencial da adoração no Islam, assim como outras formas as são. Mulheres muçulmanas são ordenadas, por Deus, a usarem o véu. Cobrir a beleza de uma mulher visa conservar sua honra e proteção.
O véu concede às mulheres um ar de autoridade, dignidade e respeito. Somente aquelas que são bem-comportadas podem esperar admiração e alta estima dos outros. Podemos ganhar essas bênçãos enquanto realizamos boas ações para o prazer de Deus, Todo-Poderoso, e vestir véu é, também, um dos atos de boas ações e obediência a Deus, Todo-Poderoso.
Sabe-se que o Islam não é uma religião nova, porém, é a mensagem de todos os profetas que Deus enviou para guiar as pessoas, e que o Profeta Muhammad veio para renovar e completar, depois de ter sido manipulada pelo homem.
É um equívoco achar que as mulheres muçulmanas são as únicas que cobrem os cabelos. Pode ser verdade que o Islam é a única religião em que a maioria das mulheres segue suas diretrizes para cobrir os cabelos, mas não é a única religião que tem essas diretrizes. Aliás, o véu foi instituído, anteriormente, para as mulheres daqueles povos que receberam escrituras sagradas, para elucidar esta afirmação, leia a Bíblia, Primeira Epístola aos Coríntios, capítulo 11, versículos 3-10.